O que são cristais?

imagem 1 borda
Artigo publicado em 3/8/2008 18:47:00 na seção Religião.

Artigo sobre O que são cristais?

Cristais

Cristais

Com o advento da Nova Era, que ganhou força na década de 1970 e se tornou “moda” nos anos 80 e 90, os cristais passaram a figurar nas decorações das casas, nos pingentes e brincos, ou em forma de pequenas pirâmides, de utensílios, de incensários… Mas, na prática, poucos são aqueles que sabem usá-los corretamente.

Os cristais funcionam como amplificadores da energia cósmica. Sendo assim, podem nos servir como verdadeiros intrumentos de magia.

No momento em que se decide trabalhar com cristais, deve-se ter a precaução de fazer isso da maneira certa. O primeiro passo é uma escolha bem feita.

Alguns místicos defendem a idéia de que o cristal em estado bruto tem mais força do que o lapidado, pois não sofreu tanto a influência do homem. Mas, desde que seja programado adequadamente, o cristal lapidado pode ser usado da mesma forma.

Pedras quebradas não servem, pois sua energia fica comprometida. Do mesmo modo, cristais sintéticos (ou seja, produzidos em laboratório) não têm poder algum e sua única função é estética.

Cristais

Cristais

Os cristais, desde as culturas antigas do mundo, eram usados para curar e equilibrar o ser humano. Na cultura antiga da Índia, Grécia e Egito, os cristais eram usados para energizar remédios e auxiliar na medicina, trazendo a cura para muitas pessoas. Os cristais são poderosas ferramentas que trazem o equilíbrio natural para as partes: físicas, psicológicas e espirituais. Eles representam o poder da natureza superior. Os cristais podem ser usados em conjunto com outras terapias, tendo uma afinidade especial com a terapia de cores.

A energia que sai dos cristais, é uma composição dos elementos da natureza e dos raios vibracionais. Transmitem uma espécie de raio que é absorvido pelo corpo fisico. Esses raios absorvidos pelo corpo, desbloqueiam e alinham os chakras, que são os sete centros de energia que todos nós possuímos.

Os cristais podem ser usados nas práticas de meditações e visualizações. Podemos invocar a presença de um cristal através de nossos pensamentos, apenas imaginando sua cor. Eles trazem energia vibracional de alta frequência, amplificado e focalizado nas energias naturais do corpo e da mente.

Cada cristal tem uma função específica, de acordo com seu tamanho e coloração. Os cristais grandes, como por exemplo a Drusa por ser um quartzo de várias pontas, é excelente para as limpezas dos ambientes.

Os cristais mais comuns, são os cristais de quartzo (transparente), por sua maneira fácil de usar e alinhar os chakras. Os cristais coloridos são usados em cima de cada um dos chakras, a fim de atingir problemas específicos, como por exemplo uma dor de cabeça. Não é aconselhável para os iniciantes em cristais, começar com os cristais coloridos. O seu uso incorreto poderá não trazer os resultados esperados.

O Primeiro Cristal

É aconselhável para as pessoas que desejam obter um cristal, escolher um simples, como o quartzo (transparente). Segure o cristal em suas mãos e procure sentir a vibração que eles emitem. Se sentir uma mudança de temperatura nas mãos ou uma espécie de formigamento, este será o cristal ideal para você.

Após a compra do cristal escolhido, ele deverá passar por um processo especial de limpeza e energização. É importante saber que quando um cristal entra em contato com o corpo físico, ele absorve muitas energias negativas, precisando ser limpos e energizados antes de usar.

A limpeza em um cristal, faz com que todas as energias por ela absorvida sejam descarregadas. A energização devolve as energias ao cristal, desta maneira, estando pronta para usá-la novamente.

Método de Limpeza

Apresentamos algumas maneiras de como fazer uma limpeza em seu cristal:

a) Pegue uma bacia de vidro ou de plástico (não pode ser de alumínio), coloque água e sal grosso, deixando os cristais submersos por 24 horas ou mais.

b) Separe os cristais a serem limpos, deixe-os exposto à uma chuva forte, desta maneira eles descarregão as energias negativas para a terra.

c) Pegue o(s) cristal(is) a serem limpos. Ascenda um incenso de seu gosto e assopre a fumaça em direção aos cristais. Faça este processo 3 vezes.

d) Use Reiki para limpar os cristais.

Método de Energização

Apresentamos algumas maneiras de como fazer uma energização em seu cristal:

a) Para quem mora perto de um rio ou riacho, é uma ótima opção, deixar a água da correnteza cair sobre os cristais por alguns minutos.

b) Deixe os cristais exposto à luz solar, no mínimo por seis horas, ou deixe exposto a luz lunar, ficando a noite inteira.

c) Pegue um ou dois cristais de cada vez. Segure-os na mão, deixando a água da torneira cobrir os cristais, imaginando uma luz dourada penetrando no cristal. Permaneça com os cristais na água por 2 minutos ou mais.

d) Enterre os cristais e deixe-os por 24 horas.

e) Deixe os cristais perto de uma Drusa (Quartzo transparente com várias pontas) por algumas horas.

Método de Programação

Os cristais podem ser programados para determinados fins. Para iniciar uma programação em um cristal, é preciso estar em um ambiente calmo e inspirar bastante amor para dentro do cristal. Os cristais são sensìveis à mente, por isso, tenha cautela e paciência ao iniciar uma programação. Caso durante a programação surgir alguma interrupção, recomesse todo o processo novamente.

Se quiser programar o cristal para outros fins, lembre-se que é preciso passar pelo processo de limpeza e de energização, e então, dê a sequência da programação.

Este processo é dividido em 3 partes:

1) Escolha um cristal de sua preferência (quartzo transparente ou qualquer cristal colorido),

2) Segure-o na mão direita, pense mentalmente qual irá ser a sua função. Ex: "Este cristal vai curar...",

3) Permaneça com o cristal na mão por mais 10 minutos.

Usos diversos para Cristais

Banhos: Para obter um efeito de energização, escolha alguns cristais de sua preferência e coloque-os em uma banheira. Após o banho, limpe-os e energize-os novamente.

Energização de ambientes: Escolha alguns cristais e coloque-os dentro de um vidro, um deles precisa ser quartzo. A medida que a água dentro do vidro for mudando de cor e ficando escuro, troque a água e lave os cristais.

Uso pessoal: Escolha um cristal e coloque dentro de um veludo e carregue-o dentro da bolsa, no bolso ou qualquer outro lugar de sua escolha. Ou coloque um cristal de sua escolha dentro do travesseiro enquanto dorme.

Plantas: Escolha um cristal de sua preferência e coloque perto da raiz da planta a ser energizada.

Para ser absorvida a energia de um cristal, vire a ponta do cristal de modo que fique direcionado à você. Se for passar energia para outra pessoa, direcione a ponta do cristal para a pessoa que irá receber a energia.

CRISTAIS

Os cristais foram sempre ao longo dos tempos valorizados, não só pela sua enorme beleza mas também pelas suas propriedades curativas e espirituais. Curandeiros, xamãs, sacerdotes e os que buscam a espiritualidade, têm sido atraídos pelos cristais e utilizado os seus poderes curativos. A cristaloterapia continua a explorar novas formas em que o reino mineral nos possa auxiliar na recuperação do equilíbrio para as nossa vidas agitadas e cheias de stress. A ciência ainda não descobriu o que realmente acontece durante a cura através dos cristais e só utilizando-os poderemos avaliar o seu poder curativo.

ESCOLHA

A melhor forma de escolher um cristal é colocá-lo na mão e sentir a reacção do nosso corpo e do nosso espírito. Com alguma experiência torna-se um processo bastante fácil.

Podemos assim dizer que não somos nós que escolhemos o cristal mas que é ele que nos escolhe.

LIMPEZA

Os cristais quando chegam à nossa mão, passaram já por um longo caminho, tendo absorvido energias negativas, pois estes por onde passam tentam harmonizar ambientes e pessoas que deles se aproximam. É portanto imprescindível que se proceda à sua limpeza.

Para limpeza dos cristais o processo mais utilizado é a sua emersão em água salgada durante 12H a 24H, passando-os seguidamente por água corrente. Também podem ser limpos por outros processos, como por exemplo: - através da visualização de uma cascata de água, pura e cristalina, caindo sobre o cristal ou através de um praticante de Reiki com o 2.º ou 3.º nível, com a utilização dos símbolos do Reiki.

Os cristais devem ser limpos periodicamente ou sempre que sejam utilizados numa terapia de cura.

ENERGIZAÇÃO

Os cristais devem receber energia após cada processo de limpeza, para que sejam alimentados com energias favoráveis para o seu melhor desempenho.

Existem diversas formas de dar energia aos cristais como por exemplo: - a sua exposição à luz solar ou através de um praticante de Reiki com o 2.º ou 3.º nível, com a utilização dos símbolos do Reiki.

EFEITOS

ÁGATA

ÁGATA

Protege mãe e filho durante a gravidez.

Atracção do sexo oposto

Felicidade e Fortuna

MATERIAIS DE ORIGEM - Sílica, dióxido com ferro, cálcio, sódio, manganês, cromo, traços de alumínio.

COLORAÇÃO - Cinzento, laranja, cor de areia, marrom, negro, azul-brilhante, esverdeado, diversos traços, variados desenhos e amostras.

LOCAIS ONDE É ENCONTRADA - Brasil, Botswana, Alemanha, Índia, Madagáscar, EUA.

EFEITOS TERAPÊUTICOS PARA O CORPO - Em geral: vasos sanguíneos, cotovelos, órgãos da reprodução, audição, sistema linfático, nervos, gravidez, reumatismo, rins, fígado, olhos, inflamações das juntas e do joelho, próstata.

EFEITOS TERAPÊUTICOS PARA O ESPÍRITO - Bem-estar, conhecimento do carácter das pessoas, naturalidade, recomeço, gravidez, protecção, autoconfiança, voltar-se para o próprio eu. Protege a casa e o lar.

FORMAS EXISTENTES - Pedra bruta, lapidada, pêndulo, esfera, ovo, pingente, obelisco, pirâmide, cordão.

AMETISTA

AMETISTA

Calmante

Afasta negatividade
Transmite Paz e Harmonia

MATERIAIS DE ORIGEM - Sílica, dióxido com ferro, manganês, titânio, cálcio, magnésio, traços de cromo.

COLORAÇÃO - Violeta-claro até escuro, translúcido até transparente.

LOCAIS ONDE É ENCONTRADA - Brasil, Madagáscar, Namíbia, Sri Lanka, Uruguai, EUA.

EFEITOS TERAPÊUTICOS PARA O CORPO - Pâncreas, vasos sanguíneos, coração, cabelos, pele, cabeça, circulação, fígado, nervos, stress.

EFEITOS TERAPÊUTICOS PARA O ESPÍRITO - A autocontemplação, sensação de liberdade, fluxo do pensamento, sensação de comunhão, senso de correção, consciência da divindade, harmonia, sono, auto controle, consciência do auto valor, tolerância.

FORMAS EXISTENTES - Pedra bruta, lapidada, pêndulo, esfera, ovo, pingente, obelisco, pirâmide, cordão.

AZURITA

AZURITA

Conhecimento de si próprio

Abre o terceiro olho

Telepatia

MATERIAIS DE ORIGEM - Cobre, carbono, cálcio, cobalto, zinco, enxofre, ferro, cromo.

COLORAÇÃO - Azul-marinho até azul muito escuro, opaca.

LOCAIS ONDE É ENCONTRADA - EUA, México, Namíbia, Chile, Austrália.

EFEITOS TERAPÊUTICOS PARA O CORPO - Ossos, cabeça, coluna vertebral, nervos, calmante.

EFEITOS TERAPÊUTICOS PARA O ESPÍRITO - Capacidade de aceitação de factos, consciência, terceiro olho, capacidade de elaboração de acontecimentos, decisão, intuição, telepatia, compreensão, imaginação.

FORMAS EXISTENTES - Pedra bruta, lapidada, pingente.

CITRINO

CITRINO

Pedra do sucesso profissional

Combate energias negativas

Proporciona paz interior

MATERIAIS DE ORIGEM - Sílica, dióxido com ferro, manganês, titânio, cálcio.

COLORAÇÃO - Amarelo-claro até marrom-dourado, marrom-avermelhado, transparente até translúcido.

LOCAIS ONDE É ENCONTRADA - Brasil, Colômbia, EUA, Madagáscar.

EFEITOS TERAPÊUTICOS PARA O CORPO - Vitalidade, estômago, intestinos, rins, fígado, crescimento dos cabelos, musculatura, problemas dos nervos.

EFEITOS TERAPÊUTICOS PARA O ESPÍRITO - Boa disposição de espírito, formas claras de pensamento, disposição para aceitar meios-termos, disposiçaõ afirmativa diante a vida, motivação, coragem, retificação das metas, disposição para o carinho, emoções, força do Sol para o coração e a alma.

FORMAS EXISTENTES - Pedra bruta, lapidada, pêndulo, pingente, cordão.

ESMERALDA

ESMERALDA

Pedra milagrosa do amor
Rejuvenescimento

Inteligência e Comunicação

MATERIAIS DE ORIGEM - Alumínio, berilo, silicone, enxofre, parcialmente zinco, fósforo, ferro.

COLORAÇÃO - Verde-claro, verde-escuro, verde-amarelado, transparente a translúcido.

LOCAIS ONDE É ENCONTRADA - Índia, Paquistão, Austrália, EUA, África do Sul, Brasil.

EFEITOS TERAPÊUTICOS PARA O CORPO - Reumatismo, musculatura, perturbações do ritmo cardíaco, musculatura do coração, sistema nervoso, visão, equilíbrio corporal, unhas, cabelos.

EFEITOS TERAPÊUTICOS PARA O ESPÍRITO - Dar animação, desenvolvimento da energia, fortalecimento da memória, dissolução de hábitos, senso de beleza, senso de coragem, fidelidade, compreensão e harmonia.

FORMAS EXISTENTES - Pedra bruta, lapidada, pingente.

FLUORITA

FLUORITA

Pedra do amor

Altamente calmante

Concentração

MATERIAIS DE ORIGEM - Cálcio, fluorita com cromo-ferro, enxofre, cobre, vestígios de manganês.

COLORAÇÃO - Incolor, vermelha, alaranjada, amarela, branco-amarelado, rosa, violeta, verde, azul-violetada até escuro.

LOCAIS ONDE É ENCONTRADA - Espanha, México, EUA, China, Austrália.

EFEITOS TERAPÊUTICOS PARA O CORPO - Cérebro, coração, rins, pulmões, dentes, gengivas, artrite, artrose, gravidez, cabeça, enxaqueca, infecções, estimulante sexual.

EFEITOS TERAPÊUTICOS PARA O ESPÍRITO - Concentração, alegria no amor, autoconfiança, compreensão, percepção da realidade, dissipa marcas do passado, infunde calma profunda.

FORMAS EXISTENTES - Pedra bruta, lapidada, pingente, cordão.

HEMATITA

HEMATITA

Traz equilíbrio emocional

Absorve baixas energias
Protege contra magia negra

MATERIAIS DE ORIGEM - Óxido de ferro magnético, ferro, sílica, manganês, fósforo, traços de cálcio.

COLORAÇÃO - Cinza, cinza-aço até negro, opaco.

LOCAIS ONDE É ENCONTRADA - Suécia, Noruega, Espanha, Ilha de Elba, Brasil.

EFEITOS TERAPÊUTICOS PARA O CORPO - Perturbações de menstruação, vitalidade, frescor, aparência juvenil, olhos, pernas, renovação do sangue, prisão de ventre, pés, articulações, pele, cabeça, fígado, baço.

EFEITOS TERAPÊUTICOS PARA O ESPÍRITO - Disposição para o trabalho, capacidade de se relacionar com outras pessoas, disposição habilidosa, fortalecimento, disposição para novos empreendimentos, realização, sono, gravidez.

FORMAS EXISTENTES - Pedra bruta, lapidada, pêndulo, esfera, ovo, pingente, cordão.

LÁPIS-LAZÚLI

LÁPIS-LAZÚLI

Aumenta nossas energias positivas

Promove a intuição

Proporciona profunda meditação

MATERIAIS DE ORIGEM - Sódio, alumínio, sílica com cálcio, magnésio, enxofre, zinco, cobalto.

COLORAÇÃO - Azul-real até azul-esverdenhado, azul-claro, azul-escuro, parcialmente com inclusões douradas, opaca.

LOCAIS ONDE É ENCONTRADA - Chile, Afeganistão, Burma.

EFEITOS TERAPÊUTICOS PARA O CORPO - Sangue, coração, pulmão, articulações, cérebro, cabelos, pescoço, laringe, tiróide, dores de cabeça, perturbações menstruais, irradiações de computadores.

EFEITOS TERAPÊUTICOS PARA O ESPÍRITO - Inspiração, clareza, meditação, vitalidade, promove a concentração, amor, parceria, amizade, relaxamento, limpeza espiritual, disciplina.

FORMAS EXISTENTES - Pedra bruta, lapidada, esfera, ovo, pingente, obelisco, pirâmide, cordão.

OLHO-DE-TIGRE

OLHO-DE-TIGRE

Pedra de protecção em geral
Afasta olho-grande

Clareza do pensamento

MATERIAIS DE ORIGEM - Silicato, dióxido com ferro, enxofre, manganês, traços de cromo.

COLORAÇÃO - Amarelo-dourado até marron-dourado, marrom até marrom-enegrecido, opaco.

LOCAIS ONDE É ENCONTRADA - África do Sul, Austrália, Burma, EUA, Índia.

EFEITOS TERAPÊUTICOS PARA O CORPO - Doenças nervosas, inflamações dos nervos, mania de perseguição, efeitos terapêuticos sobre os ossos, reumatismo das juntas, lumbago, estabiliza troca de tecidos, fortalece o fígado, minora problemas de asma, falta de ar, alergias, olhos, brônquios e plexo solar.

EFEITOS TERAPÊUTICOS PARA O ESPÍRITO - Senso de equilíbrio, capacidade de iniciativa, eleva a capacidade de raciocínio, por exemplo, no caso de exames. Relaxamento, harmonia, capacidade de assumir compromissos, confiança.

FORMAS EXISTENTES - Pedra bruta, lapidada, pingente, cordão.

ÓNIX

ÓNIX

Protege contra a magia negra

Harmoniza momentos difíceis

Aumenta a concentração mental

MATERIAIS DE ORIGEM - Sílica, dióxido com traços de zinco.

COLORAÇÃO - Preto.amarronzado, parcialmente com veios brancos, opaco.

LOCAIS ONDE É ENCONTRADA - Brasil, Uruguai, Índia.

EFEITOS TERAPÊUTICOS PARA O CORPO - Articulações, cabelos, ossos, cartilagens, unhas, ouvidos, células.

EFEITOS TERAPÊUTICOS PARA O ESPÍRITO - Capacidade de definição de limites, disciplina, capacidade de concentração, beleza, auto-respeito, autocontrole.

QUARTZO-ROSA

QUARTZO-ROSA

Pedra que incentiva o amor

Regula as energias emocionais

Tem função calmante

MATERIAIS DE ORIGEM - Sílica, dióxido com manganês, cálcio, ferro, magnésio.

COLORAÇÃO - Rosa-forte, rosa-pálido, translúcido até transparente.

LOCAIS ONDE É ENCONTRADA - Brasil, EUA, Madagáscar.

EFEITOS TERAPÊUTICOS PARA O CORPO - Coração, sangue, circulação sanguínea, órgãos sexuais, ovários, peito, útero, intestino grosso, pâncreas, fígado, vasos sanguíneos, pele, mais vitalidade e fecundidade, perturbações de sono, irradiações terrestres, irradiações aquáticas.

EFEITOS TERAPÊUTICOS PARA O ESPÍRITO - Amor, amizade, acompanhamento do parto, sentimento de felicidade, amor ao próximo, delicadeza, comodidade, sensação de beleza, consolação, compreensão, confiança, sonhar acordado, sensação de bem-estar, desejos sexuais.

FORMAS EXISTENTES - Pedra bruta, lapidada, em forma de coração, pêndulo, esfera, ovo, pingente, obelisco, pirâmide, cordão.

SODALITA

SODALITA

Equilíbrio emocional

Activa pensamento lógico

Inspiração artística

MATERIAIS DE ORIGEM - Enxofre, alumínio, sílica com cobalto, cálcio, zinco e traços de manganês.

COLORAÇÃO - Azul até azul-intenso, índigo com veios cinzentos e brancos, opaca até transparente.

LOCAIS ONDE É ENCONTRADA - Brasil, EUA, África, Índia.

EFEITOS TERAPÊUTICOS PARA O CORPO - Glândula tiróide, pâncreas, metabolismo, acalma os nervos, abaixa a pressão sanguínea, conteúdo hormonal e cérebro.

EFEITOS TERAPÊUTICOS PARA O ESPÍRITO - Compreensão, presença de espírito, inspiração, capacidade de aprendizado, desenvolvimento da personalidade, desempenho na escola, autoconfiança, estabilidade, desenvolvimento contínuo, melhora dos objectivos de vida.

FORMAS EXISTENTES - Pedra bruta, lapidada, esfera, ovo, pingente, obelisco, pirâmide, cordão.

ÁGUA MARINHA

– Grupos: Berilo

- Cor: Azul claro paiado a quase branco, azul, azul esverdeado.

- Transparência: Transparente e opaco.

- Dureza de Mohs: 7,5 – 8

- Sistema cristalino: Hexagonal, prismas hexagonais, cristais colunares.

- Composição Química: Be3 Al2 (Si O3)6 (Silicato de Alumínio e Berílio, com crómio e traços de magnésio)

- Proveniência: Brasil, Madagáscar, Rússia, Austrália, Birmânia, Sri Lanka, Índia, Afeganistão, África do Sul, EUA.

- Chakras: Quinto.

- Corpo Subtil: Espiritual

CRENÇAS E MITOS

Desde há milhares de anos que é apreciada como pedra de adorno e de cura. Recebeu o seu nome do latim de “Aqua” (Água) e “Maré” (Mar), significando água do mar. Os gregos da antiguidade apreciavam-na como símbolo da limpeza, amor e como protecção da sorte no matrimónio. Era designada por eles como pedra protectora das sereias. Os árabes apreciavam-na como símbolo da alegria, que trazia paz, alegria e felicidade, ao seu portador.

CARACTERÍSTICAS ENERGÉTICAS

Representa a capacidade de verbalização, a expressão da verdade interior e universal através da palavra falada. Relaciona-se com a essência de cada ser, trabalhando a pureza, a inocência, a clareza de visão e a compreensão sensível. Tem um grande efeito de equilíbrio em diversos níveis, estabilizando os corpos emocional, mental e físico.

EFEITOS TERAPÊUTICOS PARA O CORPO

É usada na cura de doenças das vias respiratórias como asma, bronquite, doenças pulmonares, dores do pescoço e dos membros. Usada debaixo do travesseiro, acalma os nervos e dá um sono calmo e repousante. Ajuda os órgãos da fala, problemas de tiróide, febres e tensão alta.

INDICADO PARA

Gânglios linfáticos, glândula tiróide, perturbação do metabolismo, vias respiratórias, olhos vasos sanguíneos, brônquios, pescoço, pele, coração mandíbula, pulmão, nuca, dentes, gengivas, células.

EFEITOS TERAPÊUTICOS PARA A PSIQUE

Diminui as expressões e fortalece a autoconsciência. Na meditação é muito apreciada e é considerada a pedra da clareza, penetrando de forma regeneradoura e reprenescedoura na aura e na alma. Preenche a vida com mais sorte e entusiasmo.

- Indicado para: Desenvolver a sensação de bem-estar, boa disposição, alegria de espírito, clareza de pensamento, tolerância, combate depressões e favorece parcerias, amor e fidelidade.

AJOÍTA

- COR: Verde azulado

- Transparência: Opaco

- Proveniência: Quarto e Quinto.

- Chakras: Quarto e Quinto.

- Corpo Subtil: Emocional.

CARACTERÍSTICAS ENERGÉTICAS

É um mineral verde azulado que apareceu geralmente como inclusão em Cristais de Quartzo mineudos na região de Mosssina, na África do Sul.

As inclusões de Ajoíta produzem uma combinação de energia do Chakra cardíaco e do laríngeo, facilitando a expressão dos sentimentos contidos no coração. A sua energia traz paz ao ser interior, estimulando a compreensão e a total aceitação, estimulando a criatividade e a comunicação. Uma das suas propriedades mais importantes é a conexão, através do coração, com todos os níveis angélicos, estimulando o bem-estar geral, o bom humor e a capacidade de ver o lado bom das coisas.

ACROÍTA (Variedade de Turmalina)

- Cor: Incolor

- Transparência: Transparente.

- Dureza de Mohs: 7 – 7,5

- Sistema Cristalino: Hexagonal (trigonal).

- Composição química: (Na Li Ca) (Fe11Mg MnAl)3 Al8{(OH)4(BO)3 Si6 O18)} (borosilicato complexo de alumínio de composição variável.

Pertence à família do granito

- Proveniência: Srilanka, Madasgascar, Brasil

- Chakras: Sétimo

- Corpo Subtil: Mental-Espiritual

CARACTERÍSTICAS ENERGÉTICAS

Como todas as Turmalinas agem directamente sobre o corpo físico, a nível celular, gerando e transmitindo energia eléctrica e electromagnética. Tem propriedades piro e piezoeléctricas .

Este tipo de turmalina é muito raro de se encontrar. Age especificamente no sétimo chakra, despertando a intuição e requalificando o Mental, colocando em acção o nível Mental Superior.

Facilita a conexão com o Plano Espiritual, abrindo a porta para os chakras acima como o coordenador e o estrela da alma.

Devido à sua cor rara pode ser usado em todos os chakras, para os alinhar e reequilibrar.

ADAMITA

- Cor: Amarelo claro, amarelo mel, verde pálido, verde amarelado.

- Transparência: transparente e translúcido.

- Dureza de Mohs: 3,5

- Sistema Cristalino: Ortorrômbico.

- Composição química: Zn2 (As O4) (OH)

(Arseniato básico de Zinco).

- Proveniência: França, E.U.A., México.

- Chakras: Terceiro e Quarto (as pedras amarelas para o terceiro e a verde pálido para o quarto, a verde amarelada poderá ser usado nos dois).

- Corpo Subtil: Mental Astral.

CARACTERÍSTICAS ENERGÉTICAS

Auxilia a fazer o equilíbrio entre os sentimentos e os pensamentos, levando à conquista de maior força interior para poder lidar com os problemas e situações emocionais. Ajuda no progresso e mudança de atitude como abandonar antigas crenças ou religiões, ajudando a cortar os laços e preconceitos, dando força à busca da aventura para mergulhar no novo e despertar a atracão e a beleza pelo desconhecido. Estimula a experiência de coisas novas, noivas visões, ensinando a confirmar passo a passo, ficando mais apto à consideração, análise e focalização dos detalhes que compõem o todo. A nível físico ajuda nos problemas de doenças ou alterações energéticas sobre o coração e os pulmões.

RESUMO GERAL

FÍSICO

É indicado o uso de Ágatas para protecção dos vasos sanguíneos, cura de doenças circulatórias (incluindo a hipertensão arterial), cotovelos, órgãos de reprodução, audição, sistema linfático, nervos, gravidez, reumatismos diversos, rins, fígado, olhos, inflamações articulares gerais e dos joelhos, problemas de próstata.

PSÍQUICO

Protegem de depressões e influências negativas. Exercem a sua acção sobre o nosso corpo etérico através de ondas curtas, muito oscilantes e da sua ressonância com as frequências diversas do nosso corpo.

Aqueles que as usam, sentem de imediato a força destes pedras. As Ágatas Azuis é verdes protegem quem as portas de tudo é mau. As Ágatas-Pessêgo, Listrada ou Multicolores simbolizam sorte, fortuna e protegem a propriedade contra ladrões.

Fortalecem a força de poder dos seus portadores. Na meditação são apreciadas por causa da sua maciez. As Ágatas-Verdes e Azuis penetram de forma muito energética e transmitem o seu poder através da espinha dorsal até aos nervos e sangue. A Ágata vermelha exerce um fluxo aquecedor de energia sobre o campo sexual e sobre todo o organismo.

“FLORAIS DE PEDRAS”

As pedras, antes da preparação da "Água de Pedra", como se fora um "floral de pedra", devem ser limpas e energizadas da forma normal que optou, usando-as depois num jarro de cristal com água pura de nascente, devendo ser levadas a lugares na natureza e deixar o vaso exposto ao Sol, todo o dia, com a boca tapada com uma rede (só para evitar a contaminação por insectos ou repteis) e deve ser levada depois para casa. Aqui está a “Água-tintura” base, a qual pode ser desdobrada para frascos de vidro e colocar 1/3 da água, juntando o restante de água mineral. Colocar ao Sol 3 horas ao nascer do Sol e usar em forma interna.

Se tomar da "Água-tintura" não há mal nenhum. Apenas precisa preparar outra quando essa acabar.

Os "florais-de –pedra" deverão ser usados em conjunto com a terapia dos Florais, não havendo nenhum mal.

As pedras podem associar-se aos coros de Anjos

SERAFINS - Cornalina.

QUERUBINS - Topázio.

TRONOS - Jaspe.

DOMINAÇÕES - Crisólita.

VIRTUDES - Safira.

POTÊNCIAS - Berilo.

PRINCIPADOS - Ónix.

ARCANJOS - Rubi.

ANJOS - Esmeralda.

CRISTAIS

Os cristais foram sempre ao longo dos tempos valorizados, não só pela sua enorme beleza mas também pelas suas propriedades curativas e espirituais. Curandeiros, xamãs, sacerdotes e os que buscam a espiritualidade, têm sido atraídos pelos cristais e utilizado os seus poderes curativos. A cristaloterapia continua a explorar novas formas em que o reino mineral nos possa auxiliar na recuperação do equilíbrio para as nossa vidas agitadas e cheias de stress. A ciência ainda não descobriu o que realmente acontece durante a cura através dos cristais e só utilizando-os poderemos avaliar o seu poder curativo.

ESCOLHA

A melhor forma de escolher um cristal é colocá-lo na mão e sentir a reacção do nosso corpo e do nosso espírito. Com alguma experiência torna-se um processo bastante fácil.

Podemos assim dizer que não somos nós que escolhemos o cristal mas que é ele que nos escolhe.

LIMPEZA

Os cristais quando chegam à nossa mão, passaram já por um longo caminho, tendo absorvido energias negativas, pois estes por onde passam tentam harmonizar ambientes e pessoas que deles se aproximam. É portanto imprescindível que se proceda à sua limpeza.

Para limpeza dos cristais o processo mais utilizado é a sua emersão em água salgada durante 12H a 24H, passando-os seguidamente por água corrente. Também podem ser limpos por outros processos, como por exemplo: - através da visualização de uma cascata de água, pura e cristalina, caindo sobre o cristal ou através de um praticante de Reiki com o 2.º ou 3.º nível, com a utilização dos símbolos do Reiki.

Os cristais devem ser limpos periodicamente ou sempre que sejam utilizados numa terapia de cura.

ENERGIZAÇÃO

Os cristais devem receber energia após cada processo de limpeza, para que sejam alimentados com energias favoráveis para o seu melhor desempenho.

Existem diversas formas de dar energia aos cristais como por exemplo: - a sua exposição à luz solar ou através de um praticante de Reiki com o 2.º ou 3.º nível, com a utilização dos símbolos do Reiki.

EFEITOS

ÁGATA

ÁGATA

Protege mãe e filho durante a gravidez.

Atracção do sexo oposto

Felicidade e Fortuna

MATERIAIS DE ORIGEM - Sílica, dióxido com ferro, cálcio, sódio, manganês, cromo, traços de alumínio.

COLORAÇÃO - Cinzento, laranja, cor de areia, marrom, negro, azul-brilhante, esverdeado, diversos traços, variados desenhos e amostras.

LOCAIS ONDE É ENCONTRADA - Brasil, Botswana, Alemanha, Índia, Madagáscar, EUA.

EFEITOS TERAPÊUTICOS PARA O CORPO - Em geral: vasos sanguíneos, cotovelos, órgãos da reprodução, audição, sistema linfático, nervos, gravidez, reumatismo, rins, fígado, olhos, inflamações das juntas e do joelho, próstata.

EFEITOS TERAPÊUTICOS PARA O ESPÍRITO - Bem-estar, conhecimento do carácter das pessoas, naturalidade, recomeço, gravidez, protecção, autoconfiança, voltar-se para o próprio eu. Protege a casa e o lar.

FORMAS EXISTENTES - Pedra bruta, lapidada, pêndulo, esfera, ovo, pingente, obelisco, pirâmide, cordão.

AMETISTA

AMETISTA

Calmante

Afasta negatividade
Transmite Paz e Harmonia

MATERIAIS DE ORIGEM - Sílica, dióxido com ferro, manganês, titânio, cálcio, magnésio, traços de cromo.

COLORAÇÃO - Violeta-claro até escuro, translúcido até transparente.

LOCAIS ONDE É ENCONTRADA - Brasil, Madagáscar, Namíbia, Sri Lanka, Uruguai, EUA.

EFEITOS TERAPÊUTICOS PARA O CORPO - Pâncreas, vasos sanguíneos, coração, cabelos, pele, cabeça, circulação, fígado, nervos, stress.

EFEITOS TERAPÊUTICOS PARA O ESPÍRITO - A autocontemplação, sensação de liberdade, fluxo do pensamento, sensação de comunhão, senso de correção, consciência da divindade, harmonia, sono, auto controle, consciência do auto valor, tolerância.

FORMAS EXISTENTES - Pedra bruta, lapidada, pêndulo, esfera, ovo, pingente, obelisco, pirâmide, cordão.

AZURITA

AZURITA

Conhecimento de si próprio

Abre o terceiro olho

Telepatia

MATERIAIS DE ORIGEM - Cobre, carbono, cálcio, cobalto, zinco, enxofre, ferro, cromo.

COLORAÇÃO - Azul-marinho até azul muito escuro, opaca.

LOCAIS ONDE É ENCONTRADA - EUA, México, Namíbia, Chile, Austrália.

EFEITOS TERAPÊUTICOS PARA O CORPO - Ossos, cabeça, coluna vertebral, nervos, calmante.

EFEITOS TERAPÊUTICOS PARA O ESPÍRITO - Capacidade de aceitação de factos, consciência, terceiro olho, capacidade de elaboração de acontecimentos, decisão, intuição, telepatia, compreensão, imaginação.

FORMAS EXISTENTES - Pedra bruta, lapidada, pingente.

CITRINO

CITRINO

Pedra do sucesso profissional

Combate energias negativas

Proporciona paz interior

MATERIAIS DE ORIGEM - Sílica, dióxido com ferro, manganês, titânio, cálcio.

COLORAÇÃO - Amarelo-claro até marrom-dourado, marrom-avermelhado, transparente até translúcido.

LOCAIS ONDE É ENCONTRADA - Brasil, Colômbia, EUA, Madagáscar.

EFEITOS TERAPÊUTICOS PARA O CORPO - Vitalidade, estômago, intestinos, rins, fígado, crescimento dos cabelos, musculatura, problemas dos nervos.

EFEITOS TERAPÊUTICOS PARA O ESPÍRITO - Boa disposição de espírito, formas claras de pensamento, disposição para aceitar meios-termos, disposiçaõ afirmativa diante a vida, motivação, coragem, retificação das metas, disposição para o carinho, emoções, força do Sol para o coração e a alma.

FORMAS EXISTENTES - Pedra bruta, lapidada, pêndulo, pingente, cordão.

ESMERALDA

ESMERALDA

Pedra milagrosa do amor
Rejuvenescimento

Inteligência e Comunicação

MATERIAIS DE ORIGEM - Alumínio, berilo, silicone, enxofre, parcialmente zinco, fósforo, ferro.

COLORAÇÃO - Verde-claro, verde-escuro, verde-amarelado, transparente a translúcido.

LOCAIS ONDE É ENCONTRADA - Índia, Paquistão, Austrália, EUA, África do Sul, Brasil.

EFEITOS TERAPÊUTICOS PARA O CORPO - Reumatismo, musculatura, perturbações do ritmo cardíaco, musculatura do coração, sistema nervoso, visão, equilíbrio corporal, unhas, cabelos.

EFEITOS TERAPÊUTICOS PARA O ESPÍRITO - Dar animação, desenvolvimento da energia, fortalecimento da memória, dissolução de hábitos, senso de beleza, senso de coragem, fidelidade, compreensão e harmonia.

FORMAS EXISTENTES - Pedra bruta, lapidada, pingente.

FLUORITA

FLUORITA

Pedra do amor

Altamente calmante

Concentração

MATERIAIS DE ORIGEM - Cálcio, fluorita com cromo-ferro, enxofre, cobre, vestígios de manganês.

COLORAÇÃO - Incolor, vermelha, alaranjada, amarela, branco-amarelado, rosa, violeta, verde, azul-violetada até escuro.

LOCAIS ONDE É ENCONTRADA - Espanha, México, EUA, China, Austrália.

EFEITOS TERAPÊUTICOS PARA O CORPO - Cérebro, coração, rins, pulmões, dentes, gengivas, artrite, artrose, gravidez, cabeça, enxaqueca, infecções, estimulante sexual.

EFEITOS TERAPÊUTICOS PARA O ESPÍRITO - Concentração, alegria no amor, autoconfiança, compreensão, percepção da realidade, dissipa marcas do passado, infunde calma profunda.

FORMAS EXISTENTES - Pedra bruta, lapidada, pingente, cordão.

HEMATITA

HEMATITA

Traz equilíbrio emocional

Absorve baixas energias
Protege contra magia negra

MATERIAIS DE ORIGEM - Óxido de ferro magnético, ferro, sílica, manganês, fósforo, traços de cálcio.

COLORAÇÃO - Cinza, cinza-aço até negro, opaco.

LOCAIS ONDE É ENCONTRADA - Suécia, Noruega, Espanha, Ilha de Elba, Brasil.

EFEITOS TERAPÊUTICOS PARA O CORPO - Perturbações de menstruação, vitalidade, frescor, aparência juvenil, olhos, pernas, renovação do sangue, prisão de ventre, pés, articulações, pele, cabeça, fígado, baço.

EFEITOS TERAPÊUTICOS PARA O ESPÍRITO - Disposição para o trabalho, capacidade de se relacionar com outras pessoas, disposição habilidosa, fortalecimento, disposição para novos empreendimentos, realização, sono, gravidez.

FORMAS EXISTENTES - Pedra bruta, lapidada, pêndulo, esfera, ovo, pingente, cordão.

LÁPIS-LAZÚLI

LÁPIS-LAZÚLI

Aumenta nossas energias positivas

Promove a intuição

Proporciona profunda meditação

MATERIAIS DE ORIGEM - Sódio, alumínio, sílica com cálcio, magnésio, enxofre, zinco, cobalto.

COLORAÇÃO - Azul-real até azul-esverdenhado, azul-claro, azul-escuro, parcialmente com inclusões douradas, opaca.

LOCAIS ONDE É ENCONTRADA - Chile, Afeganistão, Burma.

EFEITOS TERAPÊUTICOS PARA O CORPO - Sangue, coração, pulmão, articulações, cérebro, cabelos, pescoço, laringe, tiróide, dores de cabeça, perturbações menstruais, irradiações de computadores.

EFEITOS TERAPÊUTICOS PARA O ESPÍRITO - Inspiração, clareza, meditação, vitalidade, promove a concentração, amor, parceria, amizade, relaxamento, limpeza espiritual, disciplina.

FORMAS EXISTENTES - Pedra bruta, lapidada, esfera, ovo, pingente, obelisco, pirâmide, cordão.

OLHO-DE-TIGRE

OLHO-DE-TIGRE

Pedra de protecção em geral
Afasta olho-grande

Clareza do pensamento

MATERIAIS DE ORIGEM - Silicato, dióxido com ferro, enxofre, manganês, traços de cromo.

COLORAÇÃO - Amarelo-dourado até marron-dourado, marrom até marrom-enegrecido, opaco.

LOCAIS ONDE É ENCONTRADA - África do Sul, Austrália, Burma, EUA, Índia.

EFEITOS TERAPÊUTICOS PARA O CORPO - Doenças nervosas, inflamações dos nervos, mania de perseguição, efeitos terapêuticos sobre os ossos, reumatismo das juntas, lumbago, estabiliza troca de tecidos, fortalece o fígado, minora problemas de asma, falta de ar, alergias, olhos, brônquios e plexo solar.

EFEITOS TERAPÊUTICOS PARA O ESPÍRITO - Senso de equilíbrio, capacidade de iniciativa, eleva a capacidade de raciocínio, por exemplo, no caso de exames. Relaxamento, harmonia, capacidade de assumir compromissos, confiança.

FORMAS EXISTENTES - Pedra bruta, lapidada, pingente, cordão.

ÓNIX

ÓNIX

Protege contra a magia negra

Harmoniza momentos difíceis

Aumenta a concentração mental

MATERIAIS DE ORIGEM - Sílica, dióxido com traços de zinco.

COLORAÇÃO - Preto.amarronzado, parcialmente com veios brancos, opaco.

LOCAIS ONDE É ENCONTRADA - Brasil, Uruguai, Índia.

EFEITOS TERAPÊUTICOS PARA O CORPO - Articulações, cabelos, ossos, cartilagens, unhas, ouvidos, células.

EFEITOS TERAPÊUTICOS PARA O ESPÍRITO - Capacidade de definição de limites, disciplina, capacidade de concentração, beleza, auto-respeito, autocontrole.

QUARTZO-ROSA

QUARTZO-ROSA

Pedra que incentiva o amor

Regula as energias emocionais

Tem função calmante

MATERIAIS DE ORIGEM - Sílica, dióxido com manganês, cálcio, ferro, magnésio.

COLORAÇÃO - Rosa-forte, rosa-pálido, translúcido até transparente.

LOCAIS ONDE É ENCONTRADA - Brasil, EUA, Madagáscar.

EFEITOS TERAPÊUTICOS PARA O CORPO - Coração, sangue, circulação sanguínea, órgãos sexuais, ovários, peito, útero, intestino grosso, pâncreas, fígado, vasos sanguíneos, pele, mais vitalidade e fecundidade, perturbações de sono, irradiações terrestres, irradiações aquáticas.

EFEITOS TERAPÊUTICOS PARA O ESPÍRITO - Amor, amizade, acompanhamento do parto, sentimento de felicidade, amor ao próximo, delicadeza, comodidade, sensação de beleza, consolação, compreensão, confiança, sonhar acordado, sensação de bem-estar, desejos sexuais.

FORMAS EXISTENTES - Pedra bruta, lapidada, em forma de coração, pêndulo, esfera, ovo, pingente, obelisco, pirâmide, cordão.

SODALITA

SODALITA

Equilíbrio emocional

Activa pensamento lógico

Inspiração artística

MATERIAIS DE ORIGEM - Enxofre, alumínio, sílica com cobalto, cálcio, zinco e traços de manganês.

COLORAÇÃO - Azul até azul-intenso, índigo com veios cinzentos e brancos, opaca até transparente.

LOCAIS ONDE É ENCONTRADA - Brasil, EUA, África, Índia.

EFEITOS TERAPÊUTICOS PARA O CORPO - Glândula tiróide, pâncreas, metabolismo, acalma os nervos, abaixa a pressão sanguínea, conteúdo hormonal e cérebro.

EFEITOS TERAPÊUTICOS PARA O ESPÍRITO - Compreensão, presença de espírito, inspiração, capacidade de aprendizado, desenvolvimento da personalidade, desempenho na escola, autoconfiança, estabilidade, desenvolvimento contínuo, melhora dos objectivos de vida.

FORMAS EXISTENTES - Pedra bruta, lapidada, esfera, ovo, pingente, obelisco, pirâmide, cordão.

ÁGUA MARINHA

– Grupos: Berilo

- Cor: Azul claro paiado a quase branco, azul, azul esverdeado.

- Transparência: Transparente e opaco.

- Dureza de Mohs: 7,5 – 8

- Sistema cristalino: Hexagonal, prismas hexagonais, cristais colunares.

- Composição Química: Be3 Al2 (Si O3)6 (Silicato de Alumínio e Berílio, com crómio e traços de magnésio)

- Proveniência: Brasil, Madagáscar, Rússia, Austrália, Birmânia, Sri Lanka, Índia, Afeganistão, África do Sul, EUA.

- Chakras: Quinto.

- Corpo Subtil: Espiritual

CRENÇAS E MITOS

Desde há milhares de anos que é apreciada como pedra de adorno e de cura. Recebeu o seu nome do latim de “Aqua” (Água) e “Maré” (Mar), significando água do mar. Os gregos da antiguidade apreciavam-na como símbolo da limpeza, amor e como protecção da sorte no matrimónio. Era designada por eles como pedra protectora das sereias. Os árabes apreciavam-na como símbolo da alegria, que trazia paz, alegria e felicidade, ao seu portador.

CARACTERÍSTICAS ENERGÉTICAS

Representa a capacidade de verbalização, a expressão da verdade interior e universal através da palavra falada. Relaciona-se com a essência de cada ser, trabalhando a pureza, a inocência, a clareza de visão e a compreensão sensível. Tem um grande efeito de equilíbrio em diversos níveis, estabilizando os corpos emocional, mental e físico.

EFEITOS TERAPÊUTICOS PARA O CORPO

É usada na cura de doenças das vias respiratórias como asma, bronquite, doenças pulmonares, dores do pescoço e dos membros. Usada debaixo do travesseiro, acalma os nervos e dá um sono calmo e repousante. Ajuda os órgãos da fala, problemas de tiróide, febres e tensão alta.

INDICADO PARA

Gânglios linfáticos, glândula tiróide, perturbação do metabolismo, vias respiratórias, olhos vasos sanguíneos, brônquios, pescoço, pele, coração mandíbula, pulmão, nuca, dentes, gengivas, células.

EFEITOS TERAPÊUTICOS PARA A PSIQUE

Diminui as expressões e fortalece a autoconsciência. Na meditação é muito apreciada e é considerada a pedra da clareza, penetrando de forma regeneradoura e reprenescedoura na aura e na alma. Preenche a vida com mais sorte e entusiasmo.

- Indicado para: Desenvolver a sensação de bem-estar, boa disposição, alegria de espírito, clareza de pensamento, tolerância, combate depressões e favorece parcerias, amor e fidelidade.

AJOÍTA

- COR: Verde azulado

- Transparência: Opaco

- Proveniência: Quarto e Quinto.

- Chakras: Quarto e Quinto.

- Corpo Subtil: Emocional.

CARACTERÍSTICAS ENERGÉTICAS

É um mineral verde azulado que apareceu geralmente como inclusão em Cristais de Quartzo mineudos na região de Mosssina, na África do Sul.

As inclusões de Ajoíta produzem uma combinação de energia do Chakra cardíaco e do laríngeo, facilitando a expressão dos sentimentos contidos no coração. A sua energia traz paz ao ser interior, estimulando a compreensão e a total aceitação, estimulando a criatividade e a comunicação. Uma das suas propriedades mais importantes é a conexão, através do coração, com todos os níveis angélicos, estimulando o bem-estar geral, o bom humor e a capacidade de ver o lado bom das coisas.

ACROÍTA (Variedade de Turmalina)

- Cor: Incolor

- Transparência: Transparente.

- Dureza de Mohs: 7 – 7,5

- Sistema Cristalino: Hexagonal (trigonal).

- Composição química: (Na Li Ca) (Fe11Mg MnAl)3 Al8{(OH)4(BO)3 Si6 O18)} (borosilicato complexo de alumínio de composição variável.

Pertence à família do granito

- Proveniência: Srilanka, Madasgascar, Brasil

- Chakras: Sétimo

- Corpo Subtil: Mental-Espiritual

CARACTERÍSTICAS ENERGÉTICAS

Como todas as Turmalinas agem directamente sobre o corpo físico, a nível celular, gerando e transmitindo energia eléctrica e electromagnética. Tem propriedades piro e piezoeléctricas .

Este tipo de turmalina é muito raro de se encontrar. Age especificamente no sétimo chakra, despertando a intuição e requalificando o Mental, colocando em acção o nível Mental Superior.

Facilita a conexão com o Plano Espiritual, abrindo a porta para os chakras acima como o coordenador e o estrela da alma.

Devido à sua cor rara pode ser usado em todos os chakras, para os alinhar e reequilibrar.

ADAMITA

- Cor: Amarelo claro, amarelo mel, verde pálido, verde amarelado.

- Transparência: transparente e translúcido.

- Dureza de Mohs: 3,5

- Sistema Cristalino: Ortorrômbico.

- Composição química: Zn2 (As O4) (OH)

(Arseniato básico de Zinco).

- Proveniência: França, E.U.A., México.

- Chakras: Terceiro e Quarto (as pedras amarelas para o terceiro e a verde pálido para o quarto, a verde amarelada poderá ser usado nos dois).

- Corpo Subtil: Mental Astral.

CARACTERÍSTICAS ENERGÉTICAS

Auxilia a fazer o equilíbrio entre os sentimentos e os pensamentos, levando à conquista de maior força interior para poder lidar com os problemas e situações emocionais. Ajuda no progresso e mudança de atitude como abandonar antigas crenças ou religiões, ajudando a cortar os laços e preconceitos, dando força à busca da aventura para mergulhar no novo e despertar a atracão e a beleza pelo desconhecido. Estimula a experiência de coisas novas, noivas visões, ensinando a confirmar passo a passo, ficando mais apto à consideração, análise e focalização dos detalhes que compõem o todo. A nível físico ajuda nos problemas de doenças ou alterações energéticas sobre o coração e os pulmões.

RESUMO GERAL

FÍSICO

É indicado o uso de Ágatas para protecção dos vasos sanguíneos, cura de doenças circulatórias (incluindo a hipertensão arterial), cotovelos, órgãos de reprodução, audição, sistema linfático, nervos, gravidez, reumatismos diversos, rins, fígado, olhos, inflamações articulares gerais e dos joelhos, problemas de próstata.

PSÍQUICO

Protegem de depressões e influências negativas. Exercem a sua acção sobre o nosso corpo etérico através de ondas curtas, muito oscilantes e da sua ressonância com as frequências diversas do nosso corpo.

Aqueles que as usam, sentem de imediato a força destes pedras. As Ágatas Azuis é verdes protegem quem as portas de tudo é mau. As Ágatas-Pessêgo, Listrada ou Multicolores simbolizam sorte, fortuna e protegem a propriedade contra ladrões.

Fortalecem a força de poder dos seus portadores. Na meditação são apreciadas por causa da sua maciez. As Ágatas-Verdes e Azuis penetram de forma muito energética e transmitem o seu poder através da espinha dorsal até aos nervos e sangue. A Ágata vermelha exerce um fluxo aquecedor de energia sobre o campo sexual e sobre todo o organismo.

“FLORAIS DE PEDRAS”

As pedras, antes da preparação da "Água de Pedra", como se fora um "floral de pedra", devem ser limpas e energizadas da forma normal que optou, usando-as depois num jarro de cristal com água pura de nascente, devendo ser levadas a lugares na natureza e deixar o vaso exposto ao Sol, todo o dia, com a boca tapada com uma rede (só para evitar a contaminação por insectos ou repteis) e deve ser levada depois para casa. Aqui está a “Água-tintura” base, a qual pode ser desdobrada para frascos de vidro e colocar 1/3 da água, juntando o restante de água mineral. Colocar ao Sol 3 horas ao nascer do Sol e usar em forma interna.

Se tomar da "Água-tintura" não há mal nenhum. Apenas precisa preparar outra quando essa acabar.

Os "florais-de –pedra" deverão ser usados em conjunto com a terapia dos Florais, não havendo nenhum mal.

As pedras podem associar-se aos coros de Anjos

SERAFINS - Cornalina.

QUERUBINS - Topázio.

TRONOS - Jaspe.

DOMINAÇÕES - Crisólita.

VIRTUDES - Safira.

POTÊNCIAS - Berilo.

PRINCIPADOS - Ónix.

ARCANJOS - Rubi.

ANJOS - Esmeralda.

CRISTAIS

PEDRAS, CRISTAIS E SUAS APLICAÇÕES

Ágata do Musgo: Indicada para pessoas que tem as sensações sexuais reprimidas;

Água-marinha: Pedra relaxante, alivia a tensão, diminui o estresse e esgotamento físico e mental;

Âmbar: para os que estão desesperados e precisam de algum tipo de alívio;

Crisopraso: para arrogância e o egoísmo;

Hematita: para os sentimentos de não conseguir se defender;

Jaspe Sangüíneo: para os que exigem afeição inquestionável;

Malaquita: para os que lutam em demasia para controlar sua realidade;

Opala: para agitação reprimida devido à tentativa de resistir a qualquer forma de estimulação;

Dolomita: para a falta de desenvoltura ou medo de fracassar;

Rodocrocita: para exaustão devido à frustração;

TURMALINA PRETA

TURMALINA PRETA

Protege, afastando energias negativas, tornando-as em positivas.
Pedra muito boa para enegização do fígado.

QUARTZO BRANCO

QUARTZO BRANCO

Polivalente, serve para tudo.
É estimulante, equilibra as energias, ativa e desativa energias.
Limpa o campo áurico.
Bom para o estresse.

QUARTZO FUMÊ

QUARTZO FUMÊ

Pedra indicada para concretização de pedidos.
Boa para os ossos, pés, pernas e joelhos.

QUARTZO VERDE

QUARTZO VERDE

Excelente para a cura de doenças.
Age na energia da pessoa aumentando a simpatia.
Ajusta o emocional e o físico, estabilizando os efeitos das tensões que provocam as doenças.

ESMERALDA

ESMERALDA

Esta pedra prazer resgata a esperança.
Nos traz apoio nas situações adversas.
Aguça a percepção dos sentidos, ampliando a sensibiidade.
Ativa a sensualidade.

GRANADA

GRANADA

Estimula e aumenta a coragem, ajudando-nos a tomar decisões. I
ndicada para a estafa física e para cansaço relacionado a sexualidade.

CITRINO

CITRINO

Pedra base para a realização pessoal.
Efetiva na concretização de negócios, trabalho, emprego.
Descomplica o cotidiano, esclarecendo as confusões mentais.
Ajuda o aparelho digestivo. (Deve ser colocada na água de beber para energizar esta água).

TOPÁZIO

TOPÁZIO

Pedra do progresso. Aumenta o grau de consciência para podermos produzir melhor.
Enriquece em todos os sentidos.
Auxilia o funcionamento do aparelho respiratório, podendo ser usada no tratamento de asma, bronquite, tosse.

LÁPIS-LÁZULI

Usada principalmente para o desenvolvimento espiritual, indicada também para quem tem problemas de comunicação, de se expressar, falar.

CRISTAL BITERMINADO

(com acabamento natural nas duas pontas) Este cristal estabelece ligações, abrindo caminhos. Cuida de todos os pontos de ligação do organismo, ossos, nervos, músculos. Consequentemente é indicado no auxilio para tratamentos de tendinite, bursite, reumatismo, coluna, problemas cerebrais, articulações.
Ajuda a comunicação com as pessoas e auxilia a dissolver divergências entre as pessoas.

DRUSA

(Aglomerado de cristais brancos) – Estes revelam o lado positivo das coisas.
Nos ajuda a ver e trazer a tona a luz quando estamos envoltos em dificuldades. Clareia as situações.

É uma pedra que estrutura a alma, equilibra tanto a pessoa (as) quanto o ambiente. Nos traz otimismo.

AMETISTA

É a pedra da renovação, da mudança de fase, serve para tudo. Abre o canal de espiritualidade.

Nos ajuda na recuperação quando estamos em situações de perda.

Cristal dotado de energia calmante, ajudando pessoas com problemas de insônia e tensão de todos os tipo.

Também muito eficiente em dores de qualquer natureza, auxilia na cicatrização, e no casos de sinusite. É portanto uma pedra polivalente.

SODALITA

Tem o poder de limpar as interferências externas e internas, nos ajustando as inadequações, como por exemplo pensar uma coisa e dizer outra.
Auxilia as pessoas quem tem problemas de falar, para se expressar de uma forma geral.

OLHO-DE-TIGRE

É uma pedra que descomplica as coisas, clareando nossos pensamentos.
Nos ajudando a enxergar os vários ângulos de uma questão.

TURQUESA

TURQUESA

Trabalha diretamente a tristeza profunda, propocionando alívio.
Por conta desta qualidade auxilia no tratamento das depressões em geral.

CALCITA

CALCITA

Estabelece pontos de conexão entre pessoas e situações com dificuldade de achar o ponto de contato.

QUARTZO ROSA

QUARTZO ROSA

Pedra da harmonia e extremamente calmante.
Auxilia-nos no resgate da auto-estima, elimina a carência afetiva e a ameniza a depressão, a insônia, a ansiedade e a agressividade.

INFORMAÇÕES, ORIGENS, COMO UTILIZAR E CUIDADOS

INFORMAÇÕES, ORIGENS, COMO UTILIZAR E CUIDADOS

O poder dos cristais está diante de nós e não pode ser negado. Atualmente, eles são utilizados no mundo para muitas finalidades.

Até 1980, havia pouca informação no que concerne aos aspectos esotéricos e curativos dos cristais e ao seu uso remoto nas civilizações antigas. Atualmente, a informação disponível é abundante em todos os aspectos, das mais diferentes perspectivas sobre o poder, o potencial e o uso de cristais, para as milhares de pessoas que estão se sentindo instintivamente atraídas para seu uso, quer no desenvolvimento pessoal, quer nas práticas curativas.

Os cristais possuem, além da característica beleza de suas formas e cores e do imenso uso tecnológico dos dias atuais, um mistério que remota às civilizações antigas. Muitas tradições iniciáticas contam que o continente da Atlântida desapareceu nas águas do oceano devido ao uso incorreto dos cristais.

No Egito dos faraós, costumava-se cobrir as múmias das pessoas da aristocracia com pedras preciosas. Os antigos gregos conheciam o poder de regeneração dos cristais e os utilizavam em banhos de imersão. Acreditavam que agindo dessa maneira, conservariam a pele jovem por mais tempo.

Na Índia, os cristais sempre foram usados como talismã para combater o mau olhado e atrair saúde e prosperidade. E os maias, um dos povos mais evoluí- dos da América pré-colombiana, costumavam empregar os cristais no tratamento de doenças e nos rituais religiosos.

A cura pelos cristais é uma arte progressiva, que tem o potencial de obter uma cura completa, inclusive de ordem mental, emocional, física e espiritual. Praticar a cura pelos cristais é uma oportunidade de se fundir com Deus.

Os cristais e as pedras preciosas nos centros vitais do corpo refletem e produzem energia que inunda a aura de luz. Com a aura aberta e desobstruída, os centros dos chakras são ativados, possibilitando um contato consciente com os aspectos mais profundos e puros do ser.

A ORIGEM

Dizem os místicos que estudam a cristalomancia, que as pedras possuem uma afinidade com os seres humanos. Ambos surgiram da ação das forças cósmicas. No início dos tempos, água e pedra não estavam separadas. Com a evolução, o homem ganhou vida e passou a ter órgãos dos sentidos e a Terra, pedras preciosas.

Assim, como existem pessoas que possuem clarividência (vêem espíritos com a mesma nitidez com que enxergamos pessoas do nosso mundo) e clariaudição (dom de escutar vozes de espíritos), há pedras que vêem e pedras que ouvem. É com base nessa relação que as pedras podem nos curar e nos ajudar no dia a dia.

COMO UTILIZAR AS PEDRAS

Os cristais dentro de casa são utilizados como protetores de ambiente. Junto ao corpo protegem contra vibrações negativas ou para o bom andamento de um problema, para isso é necessário desenvolver a sensibilidade, mentalizar sensações positivas e manter uma relação de amizade com o cristal.

A troca de energias entre o cristal e a nossa mente produzirá a neutralização das vibrações negativas e nos auxiliará em nossas necessidades.

COMO CUIDAR DE SUAS PEDRAS

Anéis, pulseira ou colar com pedras deve-se lavar semanalmente em água corrente para tirar a oleosidade do corpo e ao mesmo tempo, livrar-se das influências negativas que a pedra retém.

Após alguma discussão em sua casa lave seus cristais e suas pedras em água corrente deixando-as ao sol para secar.

Assim que você adquirir uma pedra lapidada lave-as com sal para retirar a energia da pessoa que as lapidou.

Sempre que um estranho tocar na pedra, ela deverá ser lavada com água corrente e sal e deixa-la ao sol para secar.

Quando o cristal for utilizado como jóia, nunca deixe-o virado para baixo. Isso descarrega a energia de seu usuário.

PRINCIPAIS FORMAS DE USO DE PEDRAS E CRISTAIS

Os principais usos dos cristais são:

Cristal Pessoal

Selecione um cristal de terminação única (ponta) para ser seu cristal pessoal, aquele que você carrega consigo todo o tempo, usa em meditações, coloca à noite sobre sua mesa de cabeceira ou embaixo do travesseiro e que seria como o seu amigo mais íntimo e confidente. Para carregá-lo use um saquinho de couro, algodão, seda ou veludo

Cristais para Cura e Remédios

Selecione alguns cristais especificamente para este fim. Não use o seu cristal pessoal em outras pessoas, pois ele estará carregado com sua própria energia. Use os cristais de cura para equilibrar os chakras de uma outra pessoa, para aliviar dores ou energizar. Para isto, visualize luz branca e direcione a ponta do cristal para as partes do corpo da pessoa nas quais deseja trabalhar.

Pode-se ainda fazer remédios (elixires) com os cristais e pedras preciosas, energizando a água com eles, colocando-os em vidros com óleos de massagem, cremes hidratantes, colírios, etc. Para energizar a água com cristais, proceda da seguinte maneira:

1. Limpe e energize a pedra a ser usada, de preferência pelo método da Selenita.

2. Lave bem, em água corrente, um recipiente de vidro incolor, liso e transparente, e coloque dentro dele água pura, de preferência destilada, ou água de fonte (pode-se usar água mineral sem gás engarrafada).

3. Coloque a pedra devidamente limpa e energizada no recipiente com água e deixe no sol para energizar durante um período mínimo de três horas, pela manhã. Proteja o recipiente com uma gaze para evitar a entrada de impurezas ou insetos.

4. Terminada a energização, tampe o recipiente com um pires e deixe-o sempre na temperatura ambiente (não coloque na geladeira).

5. Tome a água energizada, em pequenas doses, três a quatro vezes por dia.

6. Durante a preparação da água energizada, não esqueça de se envolver com luz branca e projetar essa mesma energia no recipiente com água, mentalizando sua força, a intenção clara e a ajuda de seus protetores e dos elementais responsáveis pela pedra.

7. Não energize a água com pedras e cristais de diferentes tipos. Separe um recipiente para cada tipo diferente de pedra.

Energização de Ambientes

Para purificação constante e energização de ambientes de trabalho, repouso, refeições, etc, o ideal é usar uma drusa de Cristal de Quartzo, num tamanho proporcional ao número de pessoas que frequentam o ambiente (para um consultório pequeno por onde passem inúmeros clientes por dia, usar uma drusa grande; para um quarto de dormir bem grande frequentado por uma ou duas pessoas, basta uma pequenina drusa).

Outro procedimento ideal para purificação e energização de ambientes é fazer aquários com várias pedras de cores diferentes, que também servem como elemento decorativo. Neste caso, quando sentir que a água está grossa, mais escura ou carregada, troque-a e lave as pedras em água corrente, recolocando-as no aquário com a água nova.

Use sua intuição para combinar as cores, mas é essencial que sempre haja um quartzo branco, que servirá como catalisador.

Uso com Plantas ou Animais

Para energizar plantas, coloque um cristal no vaso, enterrado junto à raiz da planta. Para animais domésticos, coloque um cristal onde o animal costuma dormir. NÃO USE ESSES CRISTAIS PARA OUTROS FINS.

Banhos

Quando tomar banho de imersão ou hidromassagem, coloque diversos cristais ou diferentes tipos de pedras na água. Isso terá efeitos magníficos.

CUIDANDO DOS CRISTAIS E PEDRAS

Os cristais gostam de ambientes limpos, iluminados e apreciam a presença de flores e incenso. A música suave reforça seu trabalho e sua energia. Se sentir necessidade, você pode preparar uma espécie de altar para seu cristal preferido, com flores, copos de água, velas, incenso e imagens de elementais (duendes, fadas, nereidas, gnomos, etc).

Artigo publicado por valeria aparecida da cruz rocha em 3/8/2008 18:47:00. Os textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores.
Fonte:

Últimos Artigos em Religião

imagem 2